Rufus Wainwright

Rufus Wainwright

Virar fã

Rock internacional

Acessos: 49.339 exibições
Site oficial: www.rufuswainwright.com

Biografia

Cantor e compositor, Rufus McGarrigle Wainwright nasceu em Nova York, em 22 de julho de 1973, filho dos cantores e músicos folk Loudon Wainwright III e Kate McGarrigle. Os pais se separaram quando ele ainda era criança. Rufus começou a tocar piano aos 6 anos de idade e, aos 13, já fazia turnês com sua irmã Martha Wainwright, a mãe Kate e a tia Anna McGarrigle. Eles se apresentavam como as "Irmãs McGarrigle e família" (?McGarrigle Sisters and Family?). Rufus viveu a maior parte da infância com a mãe em Montreal, no Canadá, onde mora atualmente. Por algum tempo, estudou piano clássico e moderno na McGill University.

Rufus começou a se interessar por ópera durante a adolescência. Várias das músicas que compôs têm uma grande influência erudita - por exemplo, a canção "Barcelona" tem partes da composição de Giuseppe Verdi. Ele também se tornou um entusiasta de artistas como Édith Piaf, Al Jolson e Judy Garland.

Ainda adolescente, Rufus assumiu ser homossexual. Anos depois, revelou: "Minha mãe e meu pai nunca puderam suportar o fato de eu ser gay. Nós nunca falamos abertamente sobre isso".

Após se tornar atração fixa em Montreal, apresentando-se semanalmente no Café Sarajevo, Rufus gravou uma série de demos, que foram produzidas por Pierre Marchand (que também seria o produtor do álbum "Poses"). As fitas foram mostradas ao executivo da DreamWorks, Lenny Waronker, e a gravadora pertencente ao grupo assinou contrato com Rufus. Ele se mudou para Nova Iorque em 1996 e passou a apresentar-se no clube Fez. Em 1996, nova mudança, agora para Los Angeles, onde gravou com o produtor Jon Brion o primeiro álbum, batizado com seu nome. O disco "Rufus Wainwright" foi lançado em 1998 e gerou muitas críticas positivas, sendo apontado pela revista Rolling Stone como um dos melhores do ano.

A revista também considerou Rufus o melhor novo artista do ano. "Poses", o segundo álbum de Rufus, foi lançado em junho de 2001, com tanta repercussão positiva quanto o trabalho anterior. Mas Rufus não ficou satisfeito com as vendas.

Os álbuns seguintes foram "Want One", lançado em setembro de 2003; "Want Two", de novembro de 2004; "Release the Stars", de maio de 2007; e "Rufus Does Judy at Carnegie Hall", de dezembro de 2007. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.