Marty Robbins nasceu em Glendale, subúrbio de Phoenix, no condado de Maricopa, Arizona. Cresceu em uma família numerosa e em situação difícil. Seu pai fazia trabalhos ocasionais para sustentar os dez filhos, mas o alcoolismo levou ao divórcio em 1937. Entre as lembranças mais afetuosas da infância, Robbins recordava as histórias do Velho Oeste americano contadas por seu avô materno, Texas Bob Heckle.
Aos 17 anos, deixou o lar conturbado para servir na Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, atuando como timoneiro de embarcações de desembarque (LCT) nas Ilhas Salomão, no Pacífico. Durante o serviço militar, aprendeu a tocar violão, começou a compor e desenvolveu gosto pela música havaiana.
Após ser dispensado em 1945, passou a se apresentar em casas locais de Phoenix e, em seguida, ganhou seu próprio programa na rádio KTYL. Mais tarde, apresentou também um programa de televisão na KPHO-TV. A carreira musical deslanchou quando o cantor Little Jimmy Dickens participou de seu programa e o ajudou a conseguir um contrato com a Columbia Records. Robbins logo se tornou conhecido por suas apresentações no Grand Ole Opry, em Nashville, Tennessee.
Além da música, Robbins era apaixonado por automobilismo. Competiu em 35 corridas da NASCAR, obtendo seis resultados entre os dez primeiros, incluindo a Daytona 500 de 1973. Em 1967, interpretou a si mesmo no filme de corridas Hell on Wheels. Fã da marca Dodge, correu com modelos Charger e, posteriormente, com um Dodge Magnum 1978. Sua última corrida foi em 7 de novembro de 1982, no Atlanta Journal 500, pilotando um Buick Regal preparado por Junior Johnson ? apenas um mês antes de sua morte. Em 1983, a NASCAR o homenageou ao batizar a corrida anual de Nashville como Marty Robbins 420. Ele também foi o condutor oficial do carro de ritmo (pace car) da 60ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, em 1976.
Robbins participou de grandes provas em super speedways, como Talladega em 1972, quando surpreendeu ao registrar voltas 15 mph mais rápidas que seu tempo de classificação. Mais tarde, admitiu ter retirado os restritores obrigatórios do carburador em seu quarto de hotel, recusando o prêmio de ?Novato da Corrida? por ter competido de forma irregular, dizendo que queria apenas ?sentir como era correr na frente, pelo menos uma vez?.
Recebeu um doutorado honorário da Northern Arizona University.
Em 27 de setembro de 1948, casou-se com Marizona Baldwin (1930?2001), a quem dedicou a canção ?My Woman, My Woman, My Wife?. O casal teve dois filhos: Ronny (nascido em 1949) e Janet (nascida em 1959), que também seguiu carreira musical em Los Angeles.
Em 1982, Robbins interpretou um músico no filme Honkytonk Man, de Clint Eastwood. Poucas semanas antes do lançamento, em dezembro de 1982, faleceu em decorrência de complicações após uma cirurgia cardíaca. Na época, vivia em Brentwood, no condado de Williamson, próximo a Nashville, e foi sepultado no Woodlawn Memorial Park, em Nashville.
A cidade de El Paso, Texas, homenageou o cantor batizando um parque e um centro recreativo com seu nome. Sua irmã gêmea, Mamie Ellen Robinson Minotto, faleceu em 14 de março de 2004, quando estava escrevendo um livro de memórias sobre o irmão, Some Memories: Growing up with Marty Robbins, publicado postumamente em janeiro de 2007. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.
