Angra

Angra

Virar fã

Metal

Acessos: 33.316 exibições
Site oficial: www.angra.net

Biografia

Angra é uma banda de heavy metal formada em 1991 na cidade de São Paulo, Brasil. É uma das mais famosas do gênero no país, e, dentro do estilo como é conhecidos - power metal ou "metal melódico" -, uma das mais influentes do mundo. A banda também adere elementos da música brasileira e do progressivo - o que torna seu estilo original entre as demais do cenário mundial. Até o momento, o grupo gravou 9 álbuns de estúdio, 4 álbuns ao vivo, 5 EPs, 9 singles, 5 splits, 4 demos, 2 coletâneas, 2 vídeos (DVD/VHS/Blu-ray), entre outros materiais como boxes, edições especiais, edições com lançamento somente internacional, souvenir, etc.

Atualmente a banda é formada por Fábio Lione, Marcelo Barbosa, Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli e Bruno Valverde.

O Angra foi formado em uma faculdade de música em São Paulo, em 1991, idealizada pelo guitarrista Rafael Bittencourt. Como ele, entrou para a banda o baterista Marco Antunes, o guitarrista André Linhares, o baixista Luis Mariutti, que até então tocava na banda Firebox, e por fim, o vocalista Andre Matos, que tinha acabado de deixar a banda Viper - um dos maiores nomes do heavy metal nacional naquela época.

Em pouco tempo, André Linhares deixou a banda e deu lugar a Andre Hernandes, que também deixou o grupo ainda em 1992, antes do lançamento da demo Reaching Horizons. Assim, no lugar de Hernandes, foi convocado o guitarrista Kiko Loureiro, que até então tocava como convidado na banda de Supla, entre outros outros artistas.

Com a formação até então consolidada com Andre Matos, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Luís Mariutti e Marco Antunes, o quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons, ainda em 1992. Devido aos contatos de Andre devido sua reputação no cenário nacional e internacional, a banda teve apoio da revista Rock Brigade, no qual foi empresariada pelo editor da mesma, Antonio Pirani. Com essa parceria conseguiram ter a demo resenhada em publicações especializadas em vários países.

No ano seguinte, o Angra teve a oportunidade de gravar seu primeiro álbum, Angels Cry, gravado em Hamburg, na Alemanha, no estúdio de Kai Hansen, ex-guitarrista e vocalista do Helloween e na época, já com o Gamma Ray, e ainda produzido por Sascha Paeth, guitarrista do Heavens Gate - na época, as maiores referencias do "metal melódico" mundial.

O disco, lançado em LP e CD, obteve ótima repercussão tanto no Brasil como no exterior, muito devido à inteligente mistura do peso, velocidade e virtuosismo do power metal, influencias e citações da música erudita e música brasileira, como baião - o que deu originalidade ao som do Angra.
Pouco antes das gravações do álbum, Marco Antunes deixou o grupo, o que fez com que a bateria fosse gravada pelo alemão Alex Holzwarth, que na época fazia parte da banda de metal progressivo Sieges Even), e hoje mais conhecido por ser baterista do Rhapsody.
Logo após as gravações, Ricardo Confessori assumiu as baquetas do Angra. Experiente baterista, Confessori já tinha tocado no Garcia & Garcia (apesar do nome, era uma banda de speed metal), Korzus e na banda de Supla.

Depois de passar o ano de 1994 excursionando pelo Brasil, o Angra iniciou as gravações em 1995 de Holy Land, lançado em 1996 e mais uma vez produzido pelo alemão Sascha Paeth. As composições do disco foram mais a fundo nas diversas influências brasileiras e latinas, sem, no entanto, deixar de lado o peso e a técnica do heavy metal.
Conceitual, Holy Land aborda o descobrimento da América, os mistérios e superstições das navegações, e o que seria a "terra santa" para muitos dos tripulantes fugitivos de uma Europa devastada pela Santa Inquisição, assim como o misticismo de uma nova espiritualidade do "novo mundo".
Isso valeu à banda ainda maior reconhecimento internacional, culminando em shows por diversos países europeus, como Itália, França e Grécia, além de proporcionar ao grupo mais um disco de ouro no Japão.

No início do ano seguinte, a banda faria sua primeira turnê pelo Japão, um dos países em que são mais populares. Como consequência de tantos shows bem sucedidos, foi lançado em 1997 o EP Holy Live, com 6 faixas ao vivo gravadas em Paris. No mesmo ano, a banda teve o clipe da música Make Believe indicado para o MTV Video Music Awards de 1997, acabando como um dos mais votados.

O ano de 1998 marcou o início de mais uma gravação do Angra, dessa vez com Chris Tsangarides na produção (que já tinha produzido discos do Helloween e Judas Priest). A banda logo antecipou seu próximo álbum com o single de três músicas Lisbon, lançado em julho daquele ano. O álbum completo, intitulado Fireworks foi lançado em setembro do mesmo ano, mostrando a banda menos voltada para os ritmos brasileiros e mais dedicada ao heavy metal. Durante a turnê do álbum, problemas de relacionamento se agravaram, resultando na saída de Andre Matos, Luís Mariutti e Ricardo Confessori. A separação resultou na formação de uma nova banda, o Shaman, contando com os três músicos citados e com a integração do guitarrista Hugo Mariutti, irmão de Luís. Hugo já tinha passado pela banda de thrash metal Wardeath e pela banda de metal progressivo Henceforth.

Somente em 2001 o Angra foi reformulado, com a entrada do vocalista Edu Falaschi , do baterista Aquiles Priester e do baixista Felipe Andreoli. No mesmo ano foi lançado o álbum Rebirth. Mais uma vez gravado na Alemanha, mas dessa vez com produção de Dennis Ward (baixista, multi instrumentista e produtor da banda hard rock Pink Cream 69).

Com críticas extremamente positivas e alcançando sucesso mundial quase que imediato, Rebirth superou as expectativas, já que trazia uma mudança drástica na formação.
Acompanhando a nova fase criativa, em março de 2002, o EP Hunters and Pray foi lançado, contendo algumas músicas de Rebirth em versões editadas assim como sobras de estúdio e um cover inusitado para Mama, música da banda clássica de rock progressivo Genesis.

Em 2004, despois de muita espera por material novo, o Angra lança o ambicioso Temple of Shadows, um álbum conceitual que narra a saga de um cavaleiro das Cruzadas conhecido como Shadow Hunter e que se passa no final do século XI.
Inspirado no livro bestseller de Dan Brown, O Código Da Vinci, as composições trazem fatos reais das Cruzadas, os conflitos da Igreja com o poder dos Templários, a reavaliação da fé cristã e elementos do ocultismo.
Temple of Shadows também traz uma renovação sonora, com músicas ainda mais pesadas e agressivas, e ainda sim extremamente técnicas e sinfônicas. Cheio de variações de andamentos, passagens intrincadas, virtuosismo, elementos da música latina e erudita, talvez seja o álbum mais progressivo do Angra. Ainda conta com participações especiais ilustres de Sabine Edelsbacher (vocalista da banda Edenbridge na faixa "Spread Your Fire"; Kai Hansen (vocalista e guitarrista do Gamma Ray, ex-Helloween) na faixa "The Temple Of Hate"; Hansi Kürsch (vocalista do Blind Guardian ) na faixa "Winds Of Destination" e Milton Nascimento na faixa "Late Redemption".

Angra atingiu novamente o patamar de banda de sucesso estrondoso, principalmente no Japão. No Brasil, tocou somente em arenas e grande casas de show.
Com o fim da turnê de Temple Of Shadow, depois de uma longa espera, em 2006, foi lançado Aurora Consurgens - que também marca a comemoração aos 15 anos da banda. No entanto, o álbum não decolou e foi considerado o mais fraco da banda pela maioria dos fãs. No entanto, o vídeo clipe da música "The Course Of Nature" chegou a ser veiculado na programação "Headbanger's Ball da MTV americana - o que é muito positivo já que o Angra e bandas do estilo não tem popularidade nos Estados Unidos.

Após o álbum, a banda fez uma turnê comemorativa de aniversário e logo depois, pararam por cerca de dois anos por conta de problemas com seu ex-empresário.
Após um hiato de dois anos, o Angra volta com Ricardo Confessori assumindo o lugar de Aquiles Priester na bateria. A banda volta a fazer shows em maio de 2009 com o Sepultura em uma turnê denominada Back to Life World Tour.

Em fevereiro de 2010 a banda entra novamente em estúdio para gravar um novo álbum. A pré-produção fora feita anteriormente no sítio do baterista Ricardo Confessori e o grupo lançou uma série de 13 vídeos em seu canal do YouTube mostrando todo o processo desde a composição até a gravação do álbum. E então, em 11 de agosto de 2010 é oficialmente lançado Aqua, o sétimo disco do Angra. Diferentemente dos discos anteriores, a produção ficou por conta do brasileiro Adriano Dagas e pelo norte-americano Brendan Duffey.
A versão japonesa do disco contém a faixa bônus remixada Lease of Life, que também ganhou vídeo clipe.

Em 24 de maio de 2012, o vocalista Edu Falaschi publicou uma nota anunciando sua saída do Angra. O último show de Edu com a banda foi no Rock in Rio 2011. Devido a má performance vocal nesse show, muitos fãs ficaram decepcionados e criticaram por redes sociais. Edu Falaschi vinha sofrendo com problemas de saúde, principalmente na garganta, que o levou a um tratamento na Alemanha.

Em janeiro de 2013 a banda foi confirmada como atração no cruzeiro 70,000 Tons of Metal. O vocalista italiano Fabio Lione, famoso por fazer parte do Rhapsody e Visio Divine), foi o vocalista do Angra no evento. No dia 04 de novembro de 2013 o Angra confirmou através de sua página em uma rede social que Fabio Lione gravaria o oitavo álbum de estúdio da banda.

Em 5 de maio de 2014, a assessoria de imprensa da banda anuncia a saída do baterista Ricardo Confessori, sob a alegação de se aventurar por outros projetos. Ele permaneceu com a banda até o término da Angels Cry: 20th Anniversary Tour. Em seu lugar, passa a integrar a banda o jovem Bruno Valverde, que já havia tocado anteriormente com Kiko Loureiro e Felipe Andreoli no projeto solo do guitarrista.

Em novembro de 2014, a banda postou uma imagem no Facebook revelando o nome do seu oitavo álbum, Secret Garden. Com pré-produção de Roy Z, o disco foi produzido pelo renomado produtor sueco Jens Bogren, que já trabalhou com nomes como Amon Amarth, Amorphis, Arch Enemy, At The Gates, Sepultura, entre centenas de outras bandas.

Contando com Fabio Lione e Bruno Valverde como membros novos, o disco era muito esperado, e a resposta foi positiva por parte dos fãs e da crítica especializada. Secret Garden traz participação especial da cantora alemã Doro Pesch (Doro, ex-Warlock) na faixa "Crushing Room" e da cantora holandesa Simone Simons do Epica na faixa "Secred Garden". Os teclados do álbum ficaram a cargo do italiano Alessio Lucatti, mais conhecido por fazer parte da banda Vision Divine.

Em 2015, outra mudança profunda na banda: Kiko Loureiro é chamado pelo próprio Dave Mustaine para integrar no Megadeth, uma das maiores bandas do heavy metal de todos os tempos. Kiko deixa o Angra amigavelmente para partir para esse novo patamar de sua carreira de sucesso, onde se encontra até hoje. Para seu lugar, foi convocado o guitarrista Marcelo Barbosa, que já havia tocado no Khallice e Almah.

Após quatro anos sem material inédito, em fevereiro de 2018, o grupo lançou seu nono álbum, Ømni. Mais uma vez com produção de Jens Bogren, o disco revela maior entrosamento da nova formação, e mesmo sem Kiko Loureiro, o guitarrista Marcelo Barbosa se mostra com grande talento. Mais ousado que o disco anterior, o álbum traz a participação especial da cantora brasileira Sandy na música "Black Widow'sWeb", em dueto com a vocalista canadense Alissa White-Gluz, famosa por fazer parte atualmente da banda sueca de death metal melódico Arch Enemy. A faixa ganhou vídeo clipe. Kiko Loureiro também aparece na guitarra principal da faixa "War Horns".

O lançamento mais recente do Angra é Ømni Live, que registra o sucesso da turnê do disco mas lançado só em outubro de 2021, sendo o quarto álbum ao vivo da banda.
Ainda em 2018, antes do disco ao vivo, saiu uma coletânea da banda somente no Japão, intitulada como On The Backs Of Angels. O material é duplo e traz faixas raras de EPs e singles.

Com a pandemia da COVID-19, obrigatoriamente a banda se manteve sem fazer shows e lançar material inédito. No entanto, se manteve ativa nas redes sociais, interagindo com os fãs e mídias.
A atividade mais atual, é a nova turnê nacional acústica de Fabio Lione e Marcelo Barbosa, aproveitando a baixa da contaminação do vírus e a abertura parcial do setor do entretenimento. O duo tem em seu repertório clássicos do Angra, Rhapsody e do rock em geral. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.