Angie Stone (Angela Laverne Brown, 18 de dezembro de 1961 - 1 de março de 2025) foi uma cantora americana de R&B, soul e neo soul. Ela nasceu em Columbia, na Carolina do Sul (EUA), onde começou a cantar música gospel na Igreja Batista de First Nazareth, sob a liderança do reverendo Blakely N. Scott. No início dos anos 80, Stone (então conhecida como Angie B.) era membro do trio de hip hop/funk The Sequence. O trio de mulheres lançou o hit "Funk you up", que atingiu a décima quinta posição na parada de black music nos Estados Unidos. Depois trabalhou com Mantronix, antes de participar do background singing do quinto álbum de Lenny Kravitz, entitulado 5.
Stone emergiu durante os anos 90 como parte do trio de R&B Vertical Hold, que lançou o single "Seems You're Much Too Busy" assim como dois álbuns: A Matter of Time (1993) e Head First (1995).
Em 1996, ela se uniu a Gerry DeVaux (primo de Lenny Kravitz) e, juntamente com Charlie Mole, eles formaram o grupo Devox. Eles gravaram um álbum Devox Featuring Angie B. Stone, lançado apenas no Japão pela Toshiba-EMI.
Stone dividiu os créditos da composição dos primeiros álbuns de D'Angelo, Brown Sugar (1995) e Voodoo (2000), assim como fez os backing vocals de suas canções.
Seu primeiro álbum solo, Black Diamond, foi lançado em 28 de setembro de 1999, pela Arista Records - e ganhou disco de platina. Desde então, ela lançou, pela Clive Davis' J Records, os álbuns Mahogany Soul (2001) e Stone Love (2004), este último considerado um dos seus melhores trabalhos solo.
Em 2008, nomeada ao Grammy de Melhor Performance de R&B por seu dueto com Betty Wright com a canção "Baby".
Stone morreu aos 63 anos, em um acidente de carro em Montgomery, Alabama, no dia 1 de março de 2025, ao regressar com a sua banda de um concerto em Mobile, naquele mesmo estado. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.
