Sem imagem

Álvaro Júnior

Virar fã

Gospel e Religiosas

Acessos: 60 exibições

Biografia

O Músico, Cantor e Compositor Álvaro Júnior começou a se interessar pela música aos 5 anos, quando escutou uma coleção de obras dos artistas Clássicos e ouviu por meses a fio. Com 12 anos, ao ouvir o seu avô tocando músicas do Hinário Cristão em Santo Antônio de Jesus, no interior da Bahia, terra onde o samba de roda e as cantigas regionalistas têm seu berço, assim como Santo Amaro; Álvaro Júnior se interessou pelo violão. Plices Andrade, dedilhava melodias e arpejos do Hinário como um seresteiro e não como um músico sacro. Tocava com alegria e inspiração cheio de pureza d?alma e identidade.

Nessa época diversos grupos cristãos já usavam seus regionalismos com a mensagem cristã, mas até então isso era ainda atitude escandalosa. As músicas de Sérgio Pimenta, Jorge Camargo, Bomilcar, Guilherme Kerr, João Alexandre e outros, eram vanguarda na produção cultural evangélica, com mensagens que não se restringiam ao ambiente eclesiástico, mas poderiam muito bem ganhar o mundo e assim aconteceu. Graças a Deus esses pensadores, instrumentos do bom senso e do bom gosto, conseguiram quebrar a mentalidade anacrônica da estrutura eclesiástica fazendo apresentações a revelia em palcos e shows, bem como em algumas Igrejas menos conservadoras, arrebanhando e convertendo muitos excluídos. Para esses shows, palcos, congressos e Igrejas ia Álvaro Júnior; sem saber que isso seria o material ideológico responsável por esculpir a sua arte e teologia.

Nas décadas de 80 e 90, havia em Salvador efervescentes foros teológicos e eventos musicais que auxiliavam a interatividade da juventude cristã. Nesse meio, as músicas do chamados ?revolucionários da música?, eram objeto de discussão. Destacam-se os eventos do ?Super Especial? na Presbiteriana da Bahia situada na Rua da Mangueira, o ?Louvorzão? da Igreja Batista da Graça na Av. Garibaldi além dos acampamentos da JUBACAB e dos Jovens da Verdade. Ainda adolescente e se iniciando na música, Álvaro Júnior pôde ter contato com grandes músicos frequentadores destes ambientes, que depois se tornaram seus amigos, como Dirceu Melo, Luís Amoedo, João Marcos, Marcos Ganem, Giroux Wansiler, Ênio de Hungria e muitos outros.

Aos 14 anos, Álvaro Júnior passa a atuar no ministério de Louvor da Igreja como músico guitarrista, começando então a conhecer a música da primeira geração de Ministros congregacionais, como Asaph Borba e o Adhemar de Campos. Encontrou-se então com seu primeiro líder de ministério, o Líder de música, hoje Pastor Dermeval Nascimento. Homem de mente inquieta, de uma liderança incontestável, também ligado à nova forma de fazer música dos revolucionários patriotas, mesclava seu repertório com hinos e o cântico congregacional já tão igualmente requisitado neste período. Álvaro achou em Dermeval e no grupo de louvor uma imensa afinidade e fez bons amigos com quem compartilhou o ministério como o baterista Ivan Torres, o baixista José Luís Jr., o maestro Rosivaldo Filho, dentre outros. Por quatro anos, Álvaro Júnior atuou neste ministério, quando ingressou numa experiência de música secular tocando com alguns artistas baianos em diversos bares e casas de espetáculos em Salvador.Ao conhecer o Ministério Comunidade Evangélica, Álvaro Júnior deixou sua atuação secular para atuar exclusivamente com música cristã, sendo liderado pelo Pastor Walter Cardoso. Na época teve a sua primeira experiência de gravação com o título ?Ao Senhor Pertence esta cidade?, distribuído pela MK Publicitá para o Brasil e exterior.

Em 2002 teve seu chamado para o Ministério passando a compor suas primeiras canções, foi quando conheceu o amigo e produtor Eraldo Melo, na época recém chegado do curso do GIT em Hollywood. Eraldo se encantou com as composições e começou a desenvolver o projeto de gravação do primeiro CD ?Orações Musicadas? lançado em 2004. Em 2005, Álvaro Júnior já Ministro de Música do Ministério Comunidade Evangélica, lançou o seu primeiro CD congregacional, gravado Ao Vivo. Em 2007 lançou o CD acústico de título ?Autêntico?.

A música de Álvaro Júnior é Classificada como MPC - Música Popular Cristã. É um som impregnado de brasilidade e poesia, para chegar a todos os públicos levando a mensagem do evangelho de forma natural.

Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.