Tina Turner

Tina Turner

Virar fã

Pop

Acessos: 11.985 exibições

Biografia

Anna Mae Bullock (Nutbush, Estados Unidos, 26 de novembro de 1939 ? Küsnacht, Suíça, 24 de maio de 2023), conhecida mundialmente pelo alter-ego Tina Turner é a considerada Rainha do Rock e The Acid Queen por ter uma voz inconfundível sendo a grande dama do rock. Tina foi cantora de Rock, R&B, Pop e soul, dançarina, atriz americana e naturalizada suíça desde 2013. Conhecida por usar os graves e os agudos de uma forma ímpar, pelos seus shows eletrizantes, pela sua grande presença de palco e pelas suas pernas longas e bem proporcionadas. Tina era a cantora de rock mais bem sucedida da história da música.

Conhecida por sua presença enérgica de palco, vocais poderosos, longevidade da carreira vendendo mais ingressos de show do que qualquer outro artista na história da musica e com vendas de albums excedendo 180 milhões desde seu retorno como cantora solo em 1984. Tina tem sido reconhecida como a Diva de rock mais verdadeira de todas, tem 27 musicas na Billboard Top 10. Ela tornou-se famosa por suas explosivas apresentações com o The Ike and Tina Turner Revue durante os anos 60 e 70 e mais conhecida por seu memorável retorno solo no meio dos anos 80.

Aos 18 anos juntou-se a Ike Turner para fazer uma turnê, onde fazia parte do coro (backing vocal). Só dois anos mais tarde, Tina seria a estrela do show, a formação passou-se a chamar Ike Turner & The Kings of Rhythm. Tempos depois teria definitivamente o nome de Ike & Tina Turner. A dupla começou a bater as listas de vendas em 1960 com o hit A fool in love. Ao largo da década com ajuda do produtor Phil Spector tiveram exito com River deep mountain high. Em 1971 consagraram o tema "Proud Mary", uma versão da banda Creedence Clearwater Revival.

Três anos depois Tina abandonou Ike Turner devido a seu comportamento agressivo, uso de drogas como: cocaína, crack e suas diferenças pessoais.

Em 1975 fez um papel no filme "Tommy", atuando como "Acid Queen", apelido que a acompanharia durante muito tempo. Nos finais dos anos 70 gravou alguns álbuns para a United Artists, mas não tiveram nenhuma repercussão. Em 1983 voltou com o projeto dos integrantes de Heaven 17, Ian Craig Marsh e Martin Ware, denominado B.E.F., onde fazia uma versão do tema de The Temptations "Ball of confussion". Neste mesmo ano foi contratada pela Capitol. Seu primeiro single foi uma versão do clássico de Al Green "Let's stay together", que entrou com força nas listas em 1984. Seu segundo single foi "What's Love Got to Do With It", que se manteve três semanas no posto número um, convertendo-se em um dos hits do ano. Em 1984 lançou "Private dancer" com o qual conseguiu os sucessos "Better be good to me" e "Private dancer". "We Don't Need Another Hero" em 1985 foi seu segundo número um. "Typical male" em 1986 foi um grande sucesso da década. em 1989 tina lança "the best", considerado um hino mundial.

A década de 90 usou para fazer inúmeras turnês pelo mundo, e editar discretos álbuns, que acrescentaram seu nome como artista consagrada. Em sua vida privada, desde 1987, Tina mora com seu namorado alemão, Erwin Bach, na Suíça.

Tina Turner morreu aos 83 anos de idade em sua casa na Suíça, onde naturalizou-se cidadã do país. A morte foi confirmada por um assessor dela, mas a causa não foi divulgada. Apenas foi dito que ela morreu "após uma longa doença". Sabe que nós últimos anos Tina teve várias complicações de saúde. Tina deixa um legado inestimável para a indústria musical. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.