Roberta Sá

Roberta Sá

Virar fã

MPB

Acessos: 6.345 exibições
Site oficial: www.robertasa.com.br

Biografia

Nasceu em Natal (RN) em 19 de dezembro de 1980. Aos nove anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Aos 16, começou a frequentar aulas de canto. Aos 20 anos, tornou-se aluna de Vera Maria do Canto e Melo. O marco zero de sua carreira foi um show no Mistura Fina, no Rio, em 2002. O preparador vocal Felipe Abreu estava lá e virou seu parceiro e amigo.

Felipe indicou o músico Rodrigo Campello para produzir uma primeira ?demo? da cantora, com o arranjador Paulo Malaguti. O trabalho chegou às mãos de Gilberto Braga, que a convidou para gravar ?A Vizinha do Lado?, de Dorival Caymmi, como tema da novela ?Celebridade?.

Em 2004 veio o primeiro disco, ?Braseiro?, com produção de Rodrigo Campello e a direção de voz e coro de Felipe Abreu. ?O repertório é uma declaração de amor à música popular brasileira. Pelo menos a que eu conhecia até aquele momento. É um álbum de memórias musicais afetivas. Foi aí que começou minha formação profissional, através do convívio com músicos e artistas fabulosos?, diz Roberta. Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luís e A Parede foram os convidados.

?Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria?, o segundo disco, foi lançado em 2007. Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno, Hamilton de Holanda Silvério Pontes e Zé da Velha foram os convidados especiais. ?Tenho a sorte de ter gravado os discos que quis, com as pessoas que escolhi?, diz ela.

Dois anos depois, Roberta Sá reuniu o repertório dos dois primeiros álbuns no show ?Pra Se Ter Alegria?, que contou com a direção do cantor e compositor Pedro Luís e da jornalista Bianca Ramoneda. A apresentação resultou em um DVD dirigido pela Samba Filmes e um CD que reúne sucessos como ?Alô Fevereiro?, ?Interessa??, ?Janeiros?, ?Mais Alguém?, ?Eu Sambo Mesmo? e ?Agora Sim?. Um ano após o lançamento, Roberta ganhou o prêmio de DVD de Ouro.

O projeto seguinte de Roberta Sá nasceu numa conversa na Lapa. Em 2010, ela se juntou ao Trio Madeira Brasil (de Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim) e gravou ?Quando o Canto é Reza?, homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira. O disco tem coco, maxixe, samba carioca, maracatu, samba-de-roda e 13 canções do compositor ? oito delas, inéditas.

No final de 2011, Roberta ultrapassou a marca de 200 mil discos vendidos,
com dois CDs e um DVD de Ouro. Apresentou, no ano passado, mais de 100 shows em vários estados brasileiros e em Portugal.

?Segunda Pele?, de 2012, é seu quinto disco. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.