Nelly Furtado

Nelly Furtado

Virar fã

Pop

Acessos: 3.502 exibições
Site oficial: www.nellyfurtado.com

Biografia

Nelly Kim Furtado (Victoria, Colúmbia Britânica, Canadá, 2 de dezembro de 1978), mais conhecida simplesmente como Nelly Furtado, é uma cantora, compositora, produtora, instrumentista e atriz luso-canadense, filha de emigrantes portugueses, oriundos da freguesia de Ponta Garça, São Miguel, Açores.

Conhecida por sua voz marcante, Nelly ganhou destaque por habilidades únicas no cenário musical. Além de ser triglota - fluente na língua inglesa, portuguesa e castelhana - a música étnica e folclórica a influenciou muito, tendo experimentado em sua carreira uma grande variedade de sons, idéias e influências de diversas culturas, dentre elas um destaque forte à cultura brasileira, de onde tem bastante afeto ao mpb e à bossa nova. Nelly colaborou, inclusivamente, em alguns momentos da carreira com grandes nomes da história brasileira, como Caetano Veloso, e nomes marcantes do cenário pop, como Ivete Sangalo e Di Ferreiro.

Nelly entrou na indústria musical com seu primeiro álbum, Whoa, Nelly!, lançado pela não mais ativa Dreamworks Records. "Whoa Nelly!" foi aclamado pela crítica por sua versatilidade e sonoridade nada usual ao mercado contemporâneo, além de suas influencias bilíngues, tendo feito músicas com versos em português e uma música cantada inteira na língua, Onde Estás. Seu primeiro single, I'm Like a Bird, foi um sucesso de críticas e vendas, atingindo a posição nº 9 do Hot 100 da Billboard, nos Estados Unidos, a 5ª posição da parada de singles do Reino Unido. A música também rendeu seu primeiro gramofone no Grammy Awards de 2002, pela Melhor Performance Feminina Pop Vocal.

Em 2002, lança o álbum Folklore, inspirado pela imigração de seus pais para o Canadá. Comparado com álbum anterior, "Folklore" foi um fracasso comercial na América do Norte. Ainda assim, atingiu o nº 4 das paradas alemã e holandesa e o nº 2 em Portugal, sendo atualmente as suas vendas mundias estimadas em 3 milhões de cópias.

Seu maior êxito como cantora aconteceu em 2006, com o lançamento do álbum Loose. "Loose" foi um divisor de águas em sua carreira, dando a Nelly a visibilidade de uma artista pop de grande renome e trazendo o foco de uma grande musicista ao mainstream, colocando-a lado a lado de nomes de grande porte, como Britney Spears, Missy Elliott e até Madonna, influenciada por Nelly posteriormente na criação de seu álbum Hard Candy (mesmo que indiretamente).

"Loose" tem uma proposta bastante diferente de seus primeiros registros, sendo esse um álbum de sonoridades mais simples, tendo em destaques algumas músicas mais extrovertidas e de sonoridade rica, e se foca nos gêneros rnb, urban, namúsica latina e, também, música eletrônica, que estava criando destaque e virando tendência na sua época.

Produzido principalmente por Timbaland, que dividiu os vocais com Nelly em um dos singles de "Loose", Promiscuous, o álbum percorre uma temática ligada ao universo feminino: sexualidade, sensualidade, introversão, amor e espiritualidade. Foi inspirado em vários artistas, sendo a principal Janet Jackson.
O sucesso comercial do álbum foi grande, chegando a atingir o topo tanto da parada de singles dos Estados Unidos como da do Canadá, e o nº 4 no Reino Unido e no Japão.

Promiscuous foi o primeiro single de "Loose" na América do Norte e atingiu as posição nº1 da Hot 100. Maneater, o primeiro single do álbum na Europa, atingiu a posição nº 1 no Reino Unido.Say It Right, seu terceiro single na América do Norte, atingiu a posição nº 1 na Hot 100. All Good Things (Come To An End), terceiro single na Europa, chegou à 4ª posição no Reino Unido, chegando à 1ª posição na European Hot 100.

Mais tarde, em 2009, Nelly resolveu se aventurar pelo nicho latino do mercado, mostrando sua versatilidade linguística. Mi Plan, seu primeiro álbum inteiramente em espanhol, foi seu primeiro registro lançado pela sua própria gravadora, Nelstar Entertainment. Não tão aclamado como os álbuns anteriores, a crítica deu, ainda assim, ressalvas significativas à prestação vocal de Nelly e à sonoridade pop latina dada às músicas sinceras e românticas de "Mi Plan". Embora a critica note-americana e britanica não tenha aclamado o disco, "Mi Plan" foi merecedor de um gramofone no Grammy Latino de 2010 por Melhor Álbum de Pop Vocal Feminino.

"Mi Plan", que contou com participação de grandes nomes contemporâneos da música latina como Alex Cuba, Alejandro Fernández, Julieta Venegas, Mala Rodríguez, Concha Buika e Juan Luis Guerra - além de nomes como o de Josh Groban, chegou ao nº 1 do Top Latin Albums da Billboard. Seu primeiro single, Manos al Aire, chegou ao topo da Hot Latin Songs da Billboard, sendo bem recebida inclusive nos Estados Unidos.

Em 2010, é lançada uma coletânea dos maiores êxitos de Nelly, The Best of Nelly Furtado, que contém ainda três faixas inéditas e os temas de Juanes e James Morrison em que entrou, Fotografía e Broken Strings, respectivamente. O tema original utilizado para promover o álbum foi The Night Is Young. A versão deluxe desta compilação contém colaborações de Nelly em temas de Tiësto, The Roots, um dueto com Michael Bublé (uma cover de Quando, Quando, Quando e uma versão de All Good Things (Come To An End) com Keith Urban.

Em 2012, foi lançado seu quinto álbum, The Spirit Indestructible. Este não foi um álbum tão bem recebido pela crítica e foi um fracasso comercial. Entretanto, foi seu álbum mais pessoal e bem escrito desde Folklore. Nele, Nelly narra as experiencias vividas em sua adolescência, assim como em sua vida adulta, sua vida como mãe e as vivências de sua viagem pela África e Ásia. Foi também seu album mais experimental em questão sonora. Nele, Nelly faz um mix de música pop com música world, pegando referências de música indiana, egípcia, africana. Participaram no disco artistas como Ace Primo, Sara Tavares, The Kenyan Boys Choir e seu novo contratado da Nelstar Records, Dylan Murray. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.