Sem imagem

Melanie B

Virar fã

Internacionais

Acessos: 43 exibições

Biografia

Melanie Janine Brown nasceu em 29 de maio de 1975 em Leeds, no Reino Unido, sendo a mais velha das duas filhas de Andrea e Martin, imigrantes caribenhos.

Desde criança Melanie já demonstrava vontade de ser artista e começou a fazer teatro no colégio onde estudava. Aos seis anos subiu ao palco pela primeira vez interpretando um palhaço em uma peça encenada pelo colégio, onde ganhou um apelido do qual não gostava, 'cabeça de abacaxi', pelo fato de ter os cabelos longos e rebeldes. Melanie era diferente das outras garotas e gostava de brincar só com garotos, por considerar as outras meninas frágeis demais para suas brincadeiras.

Aos 12 anos Melanie iniciou sua formação teatral profissional na Escola de Artes Dramáticas em Leeds. Já aos 14 anos ingressou na conceituada Northern School of Dance de Leeds, onde estudou canto e percurssão.

Em 1991 Melanie obteve sua primeira grande conquista ao ter seu rosto estampado em jornais e revistas, quando venceu um concurso de beleza. Um ano depois, com apenas 17 anos, Melanie ganhou um maior destaque ao ser eleita Miss Leeds.

Em 1993 a cantora mudou-se para Londres para tentar uma carreira no no mundo das artes. Em Londres Melanie ganhou participações em séries de televisão, como em Coronation Street, e trabalhou como dançarina.


HISTÓRICO:

Quando criança, Melanie era inquieta e versátil, e não demorou a demonstrar sua vontade de vencer como artista: com apenas seis anos, subiu ao palco pela primeira vez. Na verdade, Mel representou apenas para os coleguinhas da escola em que estava matriculada. Ela interpretou um palhaço numa peça encenada pelo colégio ? mesmo local onde ganhou um apelido do qual não gostava muito na infância : 'cabeça de abacaxi' (pelo fato de ter os cabelos longos e rebeldes).

"Costumava brincar só com os garotos", recorda Mel, quando faz uma retrospectiva daquela época. "Meninas sempre eram choronas." Com o tempo, a garota se encarregaria de incrementar sua formação teatral, cursando a escola de Artes Dramáticas em Leeds.

Mais tarde, Melanie ingressou na conceituada Northern School of Dance (também em Leeds), onde estudou canto e percurssão.

Assim como todas as suas futuras colegas de palco, Melanie Brown foi um espírito indomável na adolescência. Decidida a se tornar uma estrela, ela experimentou de tudo. A primeira glória comquistada pela futura Scary Spice foi ter seu rosto estampado num jornal, quando venceu um concurso de beleza que escolheu a Miss Leeds da semana, patrocinado por um periódico local.

CARREIRA SOLO (1998-2001): TRILHANDO O PRÓPRIO CAMINHO

Em 14 de setembro de 1998 Melanie inicia sua carreira com o single I Want You Back em parceria com Missy Elliot. A cantora foi a primeira das Spice Girls à lançar um trabalho independente. O single alcança o primeiro lugar nas rádios do Reino Unido, vendendo por volta de 80.000 cópias só em sua primeira semana e um total de 218,000 cópias. I Want You Back ainda chegou ao primeiro lugar em mais dez países, também fazendo parte da trilha sonora do filme "Why Do Fools Fall in Love".

Em 28 de junho de 1999 o segundo single de Melanie, Word Up, um cover do single dos anos 80 da banda Cameo, é lançado. O single alcançou apenas a décima quarta posição devido à uma má divulgação e vendeu aproximadamente 50.000 cópias no Reino Unido. As vendas dos três primeiros dias de estréia do single não foram contadas, por ocorrer um problema entre os dados, embora isso faria um impacto muito pequeno na posição final do single.

Por causa de sua gravidez Melanie não aparece no vídeo, motivo pelo qual ele é animado. Alguns países censuraram o vídeo por ser considerado considerado 'explícito' demais e conter cenas fortes. A música ainda fez parte também da trilha sonora do filme Austin Powers.

No final de 1999 as crises no casamento de Melanie se tornaram públicas, quando seu marido, Jimmy Gulzar tornou-se verbalmente abusivo e agrediu Melanie. Temendo pela segurança sua e de sua filha, Melanie separou-se do marido. O divórcio e o acordo de visitas foram todos a favor de Jimmy, que ganhou milhões do dinheiro de Melanie.

Em 25 de setembro de 2000, depois de mais de um ano sem um novo trabalho, Melanie lança seu terceiro single, Tell Me. O single entra para a quarta posição nas rádios na primeira semana, variando ligeiramente para a segunda posição, vendendo 40.000 cópias vendidas em sua primeira semana. Na single Melanie canta "Tudo que você amou foi o dinheiro da Mel B", obviamente uma alfinetada ao ex-marido Jimmy Gulzar. Tell Me vendeu um total de 100.000 cópias no Reino Unido

Finalmente em 9 de outubro de 2000 o primeiro álbum, Hot, é lançado. O álbum seria lançado em setembro, porém foi adiado para não atrapalhar as vendas do single Tell Me. Hot entrou para em vigésimo oitavo lugar entre os mais vendidos em sua primeira semana, apesar de ter dois de seus singles entre as três primeiras posições. O álbum vendeu em torno de 8.000 mil cópias na primeira semana e um total de 50.000 cópias apenas no Reino Unido, e em torno de 300.000 em todo mundo, chegando ao primeiro lugar em alguns países.

Em 19 de fevereiro de 2001 é lançado o quarto single Feels So Good. O single, que deveria ter sido lançado em 11 de dezembro de2000, foi adiado para Melanie promover o álbum Hot por outros países. Além disso Melanie estava envolvida com novos trabalhos com as Spice Girls, com o lançamento do álbum Forever e os novos singles do grupo Holler e Let Love Lead The Way.

Assim que lançada Feels So Good teve grande repercussão devido à sua ótima divulgação. O single estreou em segundo lugar nas rádios, porém terminando oficialmente a semana na quinta posição e vendendo 55.000 cópias em sua primeira semana e um total de 138.450 cópias no Reino Unido. Feels So Good levou o álbum Hot de volta aos mais vendidos, na posição noventa e cinco em fevereiro, porém essa foi a única vez que o álbum voltou à lista dos cem álbuns mais vendidos.

A Virgin Records, não estava satisfeita com os resultados da carreira a solo de Melanie. Seus singles não alcançavam o esperado pela gravadora e a venda de seus álbuns ia de mal a pior. Começou portanto a circular o rumor de que se o próximo tema de Melanie fosse um sucesso, a gravadora não investiria mais em seu álbum.

Em 4 de Junho de 2001, é lançado o single Lullaby, uma canção dedicada á sua filha Phoenix Chi. Lullaby foi vista como um sinal vermelho para Melanie, pois se o single fosse um sucesso, a faixa Hotter seria lançada como single, deixando a carreira de Melanie em evidência novamente. Porém Lullaby, sem potêncial, alcançou apenas a décima terceira posição nas rádios e caiu das muito rapidamente, somente permanecendo no Top40 por duas semanas e vendendo aproximadamente apenas 30.000 cópias no Reino Unido. Com o baixo desempenho de Lullaby a EMI decide cancelar o lançamento da faixa Hotter.

Em julho de 2001 estava previsto o re-lançamento do álbum Hot, adicionando o vídeo de Lullaby e mais algumas faixas inéditas, porém os planos nunca viram à se concretizar.


2002-2004: NOVOS PROJETOS

Após o lançamento de Lullaby e a finalizaçao do trabalho em seu álbum Hot, Melanie decide dedicar-se à outros trabalhos, sendo convidada a ser apresentadora do o reality show This is My Momment, onde recebeu boas críticas. Ainda em 2001 o ex-marido de Melanie agride a irmã da cantora, Danielle Brown, ao tentar levar sua filha consigo longe do horário de visitas estipulado pela justiça.

Em 2002 Melanie é convidada para ser a apresentadora do documentário Voodoo Princess, recebendo boas críticas. A cantora ainda participa da peça Monologos da Vagina, com grande sucesso no Reino Unido. No mesmo ano Melanie escreve sua primeira autobiografia, intitulada Catch a Fire, narrando sobre sua carreira com as Spice Girls e o que acontecia nos bastidores.

Ainda em 2002 Melanie apresentou temporariamente os programas Top of the Pops, Party in The Park e The All Star Animal Awards, e ainda gravou o filme Happy Birthday Oscar Wilde.

Em 2003 a cantora interpretou Claire em alguns episódios da série Burn It. No mesmo ano Melanie ganhou um papél fixo na temporada da série humorística Bo' Selecta, após sua participação em um dos episódios ter sido um grande sucesso.

Em 2004 Melanie muda-se definitivamente para Los Angeles, nos Estados Unidos. Em abril a cantora é convidada para interpretar Mimim no músical da Broadway, Rent, um sucesso de bilheteria, assistido por várias celebridades, dentre elas sua amiga Emma Bunton.

Ainda em 2004 Melanie interpreta Louise no filme de susprense LD:50 Lethal Dose, lançado diretamente em DVD. No mesmo ano a cantora interpretando o papél de Sandie no filme The Seat Filler produzido por Will Smith, ao lado da cantora das Destiny's Child, Kelly Rowland. No final de 2004 a cantora ainda iniciou as gravações do filme Telling Lies onde encarou o papél de Maggie Thomas.


2005-2006: CONTURBAÇÕES

Em 13 de junho de 2005 Melanie retorna à música para lançar seu novo single Today. O single chegou à uma desapontante posição quarenta e um, vendendo apenas 1,000 cópias na sua primeira semana.

Em 27 de junho é lançado o album, L.A. State Of Mind, lançado por uma nova gravadora. O álbum trazia uma sonoridade precária para as músicas, com faixas sem grandes produções como em Hot. L.A. State Of Mind estreou em uma desconfortável posição quatrocentos e cinquenta e três, vendendo apenas 670 cópias na primeira semana, sendo que na segunda semana, o álbum baixou para uma vergonhosa posição mil quinhentos e oitenta e um.

Além da má produção do álbum, o baixo desempenho deve-se ao fato de Melanie ter escolhido uma gravadora de pequeno porte, fazendo uma pequena e má divulgação do álbum, por não disponibilizar de grandes recursos. Melanie ainda disse que não esperava sucesso em L.A. State Of Mind, sendo o álbum apenas um presente para seus fãs. Com o fracasso de Today, a cantora decidiu finalizar seu trabalho em L.A. State Of Mind sem lançar mais singles.

Já em 2006 a cantora interpreta Lonnie, na série Love Thy Neighbor. Em outubro Melanie declara estar grávida de seu atual namorado, o ator Eddie Murphy. Ao saber da gravizez, Eddie Murphy abandona Melanie e ao convocar a imprenssa, declara que a filha que a cantora espera não era fruto do relacionamente dos dois, por terem dormido juntos apenas uma vez, cogitando que a cantora pretendia aplicar um golpe em sua fortuna.

Em 3 de Abril de 2007 Melanie dá luz à sua segunda filha Angel Irís,, no Hospital Santa Monica. Alguns dias após o nascimento de sua filha, Melanie concede uma entrevista onde declara que a filha é fruto de seu relacionamento com Eddie Murphy e que a criança já havia sido registrada com o sobrenome do ator. Em maio de 2007 Melanie entra com um processo de paternidade contra Eddie Murphy, onde foi comprovado que o ator é pai de Angel Iris. Apesar da confirmação Eddie declarou que não pretende conviver com a filha.

Ainda em junho de 2007 Melanie participou do programa Dancing With The Stars, a versão da Dança dos Famosos nos Estados Unidos, chegando ao segundo lugar, recebendo carinho dos americanos.

2008: ATUALIDADE E NOVO ÀLBUM

Em março de 2008, depois de sua boa campanha no Dancing With The Stars, Melanie é convidada se tornar apresentadora do seu próprio quadro no programa, intitulado Access Hollywood.

Em 7 de abril de 2008 a cantora lança sua própria grife de roupas Catty Couture, em um grande desfile em Los Angeles. Ainda em abril Melanie anunciou será apresentadora de um reality show, ao lado de Joey Fatone, que encontrará uma nova estrela da música, previsto para estrear em junho.

Melanie também está envolvida na gravação de seu novo álbum, seguindo a linha R&B. O novo álbum de Melanie envolveu polêmicas antes mesmo de se lançado, já que teria foi produzido por Danja, discípulo de Timbaland, amigo íntimo da cantora. O produtor teria atrasado o álbum Hard Candy de Madonna, que deveria ter estreado em janeiro de 2008 para trabalhar simultâniamente com o novo álbum de Melanie.

Melanie escolheu Danja para o novo álbum por ele ser um produtor mestre em resgatar cantoras afastadas da músicas e traze-las de volta ao sucesso, como no single Gimme More, marcando a volta de Britney Spears. Melanie descreve o álbum como o melhor trabalho já feito por ela, com uma mistura da sonoridades entre Pink e Destiny's Child.

ÁLBUNS:

2000 Hot
2005 L.A. State Of Mind
2008 Reimagined

VIDEOGRAFIA:

1993: Coronation Street (July)
2000: Fish (Kate)
2001: This Is My Moment (Apresentadora)
2002: Voodoo Princess (Documentário)
2003: Bo' Selecta (Melanie B)
2003: Burn It (Claire)
2004: Rent - Músical da Broadway (Mimi)
2006: Love Thy Neighbor (Lonnie)
2007: Dancing With The Stars (Participante)
2008: Access Hollywood (Apresentadora)

FILMOGRAFIA:

1997: Spice World - The Movie (Melanie B)
2002: Happy Birthday Oscar Wilde (Caroline)
2004: LD:50 Lethal Dose (Louise)
2004: The Seat Filler (Sandie)
2004: Telling Lies (Maggie Thomas)

BIOGRAFIA

2002: Catch A Fire Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.