Earl Sweatshirt

Earl Sweatshirt

Virar fã

Rap e Hip Hop

Acessos: 34 exibições

Biografia

Thebe Neruda Kgositsile, conhecido como Earl Sweatshirt , é um rapper, compositor e produtor americano de Los Angeles, California. Conhecido originalmente como Sly Tendencies, psudônimo que usava quando começou a fazer rap, logo mudou seu nome quando Tyler the Creator lhe convidou para fazer parte da coletiva de Hip-Hop Alternativo chamada Odd Future em 2009.

Ganhou reconhecimento e elogios da crítica após o lançamento de sua mixtape de estréia, Earl, em 2010 quando tinha apenas 16 anos de idade. Pouco tempo após esse lançamento, sua mãe lhe mandou para a Coral Reef Academy, um colégio interno em Samoa após Kgositsile após o mesmo causar alguns problemas junto de seus amigos. Permanecendo lá por um ano e meio, foi retirado do internato por Leila Steinberg, que ainda hoje agencia sua carreira.

Retornando pouco antes de seu décimo-oitavo aniversário, Kogsitsile retornou para a Odd Future e começou a trabalhar em novas músicas que viriam a se tornar seu primeiro álbum de estúdio, Doris, lançado em 2013. Seu segundo álbum veio em 2015 e causou surpresa em fãs e na mídia. Kgositsile resolveu mudar a abordagem de suas músicas e criou um disco curto, sombrio e de produção minimalista, chamado I Don't Like Shit, I Don't Go Outside.

O disco foi aclamado por crítica e público, chegando a receber 81 pontos no Metacritic. Pouco tempo depois, ainda em 2015, lançou um EP contendo uma única música de 10 minutos, chamada Solace. Usando uma abordagem ainda mais experimental que a de seu segundo disco, usando uma produção extremamente minimalista, com pouco uso de bateria, o que lhe garantiu um flow mais puxado para o spoken word, com versos abordando temas como drogas, insônia, depressão, a perda de amigos e de sua avó. Novamente, foi aclamado por crítica e por público, fazendo com que Earl Sweatshirt se tornasse um dos nomes mais comentados do rap.

Em 2018, o rapper, ainda ousando no experimentalismo, lança Some Rap Songs. Novamente, um disco aclamado por crítica e público. Não obstante, o disco também foi citado como o melhor trabalho de Kgositsile e um dos melhores lançamentos daquele ano. O disco garantiu uma pontuação de 86 no Metacritic e foi o último álbum do rapper a ser lançado pela Columbia Records. O mesmo se declarou feliz e empolgado, pois sem uma gravadora por trás, ele poderia fazer uma sonoridade ainda mais arriscada. No ano seguinte, lança o seu segundo EP, também sucesso de crítica e público, Feet of Clay, ainda se mantendo na sonoridade experimental que já se tornara característica do artista. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.