Sem imagem

Delirium

Virar fã

Internacionais

Acessos: 76 exibições

Biografia

O Delirium é um dos nomes importantes do Rock Progressivo Italiano tendo começado sua carreira em 1970. Originalmente formada em Genova no final dos anos 60 com o nome de I Sagittari e tinham em sua formação Ettore Vigo (teclados), Peppino Di Santo (bateria e vocais), Mimmo Di Martino (violão) e Marcello Reale (baixo). Mais tarde a com a chegada de Ivano Fossati (voz, teclados e flauta) o grupo estaria completo, o estilo musical no começo da banda era uma mistura da música italiana tradicional com as influências do Rock Progressivo inglês, especialmente de nomes como o King Crimson e Colosseum.

O primeiro álbum, Dolce Acqua (1971) foi um dos primeiros do então chamado Rock Progressivo Italiano e é uma suíte conceitual em 8 movimentos onde cada um deles é baseado em uma emoção humana. O disco é basicamente acústico com predominância da flauta de Ivano Fossati, o que rendeu comparações com o Jethro Tull.

Em 1972 eles participaram do festival de Sanremo e tiveram um sucesso graças a isso, a música ?Jesahel?.

Fossati deixou a banda após o episódio e embarcou em uma carreira solo, seu substituto foi o inglês Martin Frederick Grice (voz, flauta e saxofone) que fazia parte da The Bo Bo?s band, um grupo beat que tinha músicos que formariam o Area no futuro.

Com a saída de Fossati e a chegada de Grice, o Delirium adotou um som mais Progressivo, o segundo disco Lo Scemo E Il Villaggio (1972) é notadamente Progressivo com pitadas de Jazz e o uso do saxofone. Devido a mudança na direção musical o disco não alcançou o mesmo sucesso do primeiro.

O terceiro disco III (Viaggio Negli Arcipelaghi Del Tempo) (1974) é considerado a obra-prima da banda, sendo até hoje o disco mais sinfônico e progressivo. Em 1975 por problemas pessoais Di Martino e Grice saíram da banda, Grice foi substituído pelo multi-instrumentista Rino Dimopoli. Com a nova formação lançaram um single, mas não houve motivação para continuar com a banda e eles se separaram ainda em 1975. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.